quinta-feira, 10 de março de 2016

Transcrição de Entrevista

Olá pessoa.
Esta entrevista foi realiza por mim Wellington Lacerda e com perguntas direcionadas ao Professor Glauber Balthazar responsável por gerenciar as reservas de laboratórios do Instituto Federal de São Paulo  campos São Paulo, essa entrevista foi realizada com o intuito de entender melhor como funciona o sistema de gestão de laboratórios no IFSP campos São Paulo e também descobrir quais as maiores dificuldades que os servidores tem para reservar os laboratórios e qual a rotina de processos para fazer as solicitações.

Entrevistado: Professor Glauber Balthazar
Entrevistador: Wellington
Data: 02/03/2016
Duração: 10 minutos
Local: IFSP – Laboratório 14
Tema: Reserva de Laboratório

Wellington: Como os professores devem fazer para reservar um laboratório?

Professor Glauber Balthazar: No final de cada semestre eu recebe do coordenador uma planilha com os horários das aulas das matérias praticas do TADS, então atualizo minha própria planilha de laboratórios usando esses dados para reservar pelo período de um semestre um laboratório para cada matéria. Logo em seguida eu mando um e-mail para cada departamento do IFSP perguntando quem são os professores dessas áreas que desejam utilizar laboratório, os departamentos respondem dizendo quem são os professores o dia e o horário desejado, então eu finalizo atualizando minha planilha novamente tentando reservar um laboratório para esses professores desde que eles não estejam solicitando laboratório em um dia que os laboratórios estejam ocupados para o horário desejado.

Wellington: Quando um professor deseja solicitar um laboratório fora do prazo estipulado para solicitação, qual processo deve ser tomado?

Professor Glauber Balthazar: Passado o prazo de solicitação, o professor que tem interesse em reservar um laboratório tem que se dirigir até a CTU é lá ele pode solicitar um laboratório por alguns dias ou dias fixos.

Wellington: Quando dois ou mais professores querem reservar o mesmo laboratório, qual o critério é utilizado para determinar quem tem prioridade nesse caso?

Professor Glauber Balthazar: Quando eu recebo os e-mails de solicitações pra reserva de laboratórios e dois professores querem o mesmo laboratório eu utilizo o critério de ordem de chegada para determinar a prioridade.

Wellington: Quando dois ou mais professores querem reservar o mesmo laboratório e fazem isso ao mesmo tempo, qual o critério é utilizado para determinar quem tem prioridade nesse caso?

Professor Glauber Balthazar: Nunca aconteceu, já que todas as solicitações são feitas por e-mail eles nunca chegam ao mesmo tempo.

Wellington: Quais são as dificuldades mais comuns encontradas na hora de reservar um laboratório?

Professor Glauber Balthazar: A grande dificuldade e ter o software que o professor precisa no laboratório, e mesmo quando tem muitas das vezes um professor de informática já está utilizando, então eu tento mudar o professor de informática para outro laboratório, mais quando não há possibilidade de mudança eu nego o atendimento ao professor da outra área, mas geralmente sempre resolvi com troca de laboratório.

Wellington: Dos problemas para reserva de um laboratório qual foi o mais difícil? E como foi solucionado?

Professor Glauber Balthazar: Um caso envolvendo o problema da pergunta anterior foi o mais difícil. Um professor queria um laboratório por causa de uma determinada ferramenta que só havia no laboratório já utilizado por outro professor, então tive uma conversa com o professor que já estava ocupando o espaço para tentar trocar ele para outro laboratório. Eu consegui resolver o caso com a troca de laboratório, mas caso não fosse possível a troca eu teria que fazer uma solicitação para o pessoal de informática para tentar a possibilidade de instalar a ferramenta especifica que o professor queria em outro laboratório.

Wellington: Qual o prazo máximo e mínimo de tempo para fazer uma solicitação de reservar de laboratório.

Professor Glauber Balthazar: Se for um professor da área de informática e matérias praticas isso já é feito automaticamente. Agora se forem professores de áreas diferentes a solicitação de reserva tem que ser feita após a reunião onde é definido os horários do próximo semestre, as outras áreas têm até 15 dias para responder para mim dizendo quais os dias e horários desejados.

Wellington: Qual o prazo máximo que um professor pode manter uma reserva de laboratório.

Professor Glauber Balthazar: O Professor pode manter a reserva por um semestre, mas há exceções quando se trata de professores de outra área, por exemplo quando um professor da área de informática solicita um laboratório especifica por algum motivo especial e essa já está ocupada por um professor de outra área a prioridade é do professor da área de informática perdendo assim professor da outra área a reserva do laboratório.

Wellington: O professor que tem um laboratório reservado por um semestre pode solicitar a troca de laboratório? Se sim quais critérios devem ser avaliados?

Professor Glauber Balthazar: Sim o professor pode solicitar a troca, os critérios que devem ser avaliados para esse caso é se o outro laboratório está vago para o dia e horário desejado se não o próprio solicitante tem que ir até o outro professor negociar a troca aí se ele aceitar o eu faço a troca senão não faço a troca.

Wellington: Um professor pode tentar reservar um laboratório que já está em uso por outro professor? Se sim como e feita a resolução deste caso?

Professor Glauber Balthazar: O critério utilizado e o mesmo do caso anterior, os professores tem que negociar entre eles mesmos para chegar em uma solução ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário